top of page

Equipamentos de prevenção contra incêndio: Acionador Manual de Alarme

Já falamos aqui no Blog sobre um dos equipamentos que compõem a prevenção contra incêndios, a Iluminação de Emergência. Agora, vamos explicar sobre outro equipamento de prevenção tão importante quanto, o acionador manual.


O que é o acionador manual? Qual a sua função? E quais os tipos de acionadores? A ILUMAC vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre acionadores manuais de alarme de incêndio e qual a sua importância!


O QUE É? QUAL A SUA FUNÇÃO?


Você, provavelmente, já deve ter visto um desses pequenos dispositivos vermelhos indicando algo como “aperte para acionar” ou ainda “para acionar quebre o vidro”. Os acionadores manuais para alarmes de incêndio são dispositivos que permitem que ocupantes do local ativem o alarme de incêndio manualmente em caso de detecção de fumaça ou fogo.


Este ato de quebrar ou pressionar envia um sinal ao painel central do sistema de alarme de incêndio, que então ativa sirenes e outros dispositivos de alerta em todo o edifício.


QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?


A importância dos acionadores manuais está na sua capacidade de fornecer uma resposta imediata em casos de emergência. Você deve estar se perguntando: “mas essa não seria a função de um detector de fumaça?”. Calma, vamos explicar!


Em algumas situações, os detectores de fumaça ou calor podem não identificar um incêndio se este começar em uma área onde os detectores não estão instalados ou estão obstruídos. Dessa forma, os acionadores manuais permitem que qualquer pessoa que perceba um incêndio ou emergência alerte imediatamente todos os ocupantes do edifício. Por esse motivo o acionador manual é tão importante.


ACIONADORES POR QUEBRA DE VIDRO E ACIONADORES REARMÁVEIS


1 - Acionador de vidro quebrável: São acionadores mais tradicionais e exigem que a pessoa quebre o vidro para acionar o alarme. Não é preciso quebrar o vidro e apertar algum botão, basta apenas quebrar o vidro e o sinal para central de alarme é enviado para o disparo das sirenes.

2 - Acionador rearmável: Após o acionamento, esse dispositivo pode ser facilmente reiniciado por uma chave, sem precisar substituir o vidro ou qualquer outra parte.

3 - Acionador de bomba: geralmente desenvolvidos para funcionar com os painéis de acionamento da bomba de água para combate a incêndio. Ou seja, ativando a chave desse acionador o painel elétrico principal da bomba inicia o funcionamento.


modelos de acionadores manuais da ilumac em cima de um bloco vermelho com fundo branco
Acionadores AMQ-E e AMQ-B são alguns dos diversos modelos de acionadores manuais que a ILUMAC fabrica e comercializa (Créditos: Comunicação ILUMAC).


NORMAS E REGULAÇÕES


A instalação e o uso de acionadores manuais são regidos pela norma ABNT NBR 17240, que estabelece os requisitos para sistemas de alarme de incêndio. A norma determina:


1 - O acionador manual deve ser instalado em local de trânsito de pessoas em caso de emergência, como saídas de áreas de trabalho, áreas de lazer, corredores, saídas de emergência para o exterior etc.

2 - Deve ser instalado a uma altura entre 0,90 m e 1,35 m do piso acabado, na forma embutida ou de sobrepor, na cor vermelho segurança.

3 - A distância máxima a ser percorrida por uma pessoa, de qualquer ponto da área protegida até o acionador manual mais próximo, não pode ser superior a 30 m.

4 - Nos edifícios com mais de um pavimento, cada pavimento da edificação deve possuir pelo menos um acionador manual. Os mezaninos só estarão dispensados desta exigência se a distância percorrida por uma pessoa, do ponto mais desfavorável do mezanino até o acionador manual mais próximo, for inferior a 30 m.


Vale lembrar que a manutenção dos acionadores manuais é essencial para garantir seu funcionamento adequado. Testes periódicos devem ser realizados para verificar a integridade do sistema e a funcionalidade dos dispositivos.


ONDE ENCONTRAR?


Acesse o site da ILUMAC e encontre, além das informações técnicas de diversos acionadores manuais, o apoio de profissionais capacitados em solucionar sua demanda!


acionadores manuais da ilumac expostos na parede
Fale agora mesmo com a equipe da ILUMAC para garantir o melhor acionador de alarme de incêndio para o seu projeto! (Créditos: Comunicação ILUMAC).

Agora você já sabe o que é um acionador manual, sua função e sua importância! E lembre-se: A instalação adequada, a conformidade com normas regulatórias e a manutenção regular são essenciais para garantir que esses dispositivos funcionem corretamente quando mais necessários.


Conte com a ILUMAC e siga acompanhando nosso Blog para mais conteúdos!



Tópicos:

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page