top of page

Equipamentos de prevenção contra incêndio: Iluminação de emergência

Atualizado: 8 de mai.

A prevenção contra incêndios é uma medida fundamental na proteção de vidas e patrimônios. Desde a conscientização até as práticas corretas de manutenção e instalação de um sistema de prevenção contra incêndio, a prevenção é essencial para a segurança de ambientes residenciais, comerciais e industriais.


Dominar os equipamentos, dispositivos e peças que compõem a prevenção contra incêndio torna-se um diferencial para instaladores, projetistas e engenheiros nesse mercado. Por isso, a ILUMAC inicia aqui no blog uma série onde explicaremos quais equipamentos compõem a prevenção contra incêndio, o que é e qual a importância. Dentro desse conjunto de equipamentos, vamos iniciar a série com a iluminação de emergência.


O QUE É E QUAL A SUA FUNÇÃO


A iluminação de emergência consiste em uma rede de luminárias estrategicamente posicionadas que entram em funcionamento automaticamente no caso de falha ou ausência no fornecimento da energia elétrica convencional. Sua principal função é garantir que as rotas de fuga e as áreas de segurança estejam adequadamente iluminadas, permitindo que as pessoas se movam com segurança para fora do edifício, mesmo em condições de baixa visibilidade.


QUAL A SUA IMPORTÂNCIA


A importância da iluminação de emergência não pode ser subestimada. Em situações de pânico e confusão, a presença de luz adequada pode fazer a diferença entre uma evacuação segura e potencialmente mortal. Além disso, em caso de incêndio, a fumaça densa pode reduzir significativamente a visibilidade, tornando a iluminação de emergência ainda mais essencial para orientar as pessoas para as saídas de emergência. A iluminação de emergência também pode ser usada como sinalização, com a indicação de “Saída” ou com setas que possibilitem o direcionamento correto.


BLOCOS AUTÔNOMOS, SISTEMAS CENTRALIZADOS E SINALIZAÇÃO


Existem diferentes tipos de equipamentos de iluminação de emergência, cada um com suas características e aplicações específicas. Os blocos autônomos são dispositivos automáticos com baterias próprias que tem seu acionamento de forma independente na ausência de energia elétrica. Ou seja, os blocos autônomos de iluminação são unidades independentes que contêm sua própria fonte de energia e são instalados em locais estratégicos ao longo das rotas de fuga.


São usados nas mais diversas edificações e podem ser vistos em corredores, escadas e áreas de grande circulação. A vantagem desse tipo de sistema é a facilidade de instalação e não necessitam de uma infraestrutura complexa.


foto do bloco autonomo da ilumac BA-40
A BA-40 da ILUMAC é um bloco autônomo compacto com led que permite alto desempenho de iluminação. Nos casos de falta de energia ela pode ficar acesa por mais de 2 horas (Créditos: Comunicação ILUMAC).

O sistema de iluminação centralizado é constituído por luminárias de emergência interligadas com a central de iluminação. A central é instalada na rede e irá comandar todas as luminárias de emergência.


Esse sistema de iluminação é encontrado em muitos edifícios de grande porte, como hospitais, escolas, indústrias, etc. O diferencial deste sistema frente aos blocos é o baixo custo com manutenções preventivas e a facilidade gerada nas trocas de baterias que precisará ser feita anualmente, além do controle centralizado de toda a iluminação de emergência do empreendimento.


foto da central de iluminação da ilumac ASC
A central ASC é uma central de iluminação de emergência programada para acionar automaticamente as luminárias no momento de falha de energia elétrica. É uma central adaptada a diferentes ambientes, seja residencial, comercial ou industrial (Créditos: Comunicação ILUMAC).

Além desses, a iluminação de sinalização e balizamento desempenha um papel crucial na orientação das pessoas durante uma evacuação. Essas luminárias são blocos autônomos e são projetadas para fornecer indicações claras e visíveis das rotas de fuga, bem como de quaisquer obstáculos ou perigos ao longo do caminho, ajudando a evitar pânico e garantindo uma evacuação rápida e segura.


foto da luminaria para sinalização IBS-40
A IBS-40 é uma luminária autônoma para sinalização que pode ser usada com funcionamento contínuo ou apenas em caso de emergência (Créditos: Comunicação ILUMAC).

Quando falamos de autonomia da iluminação de emergência devemos considerar o tempo necessário para a evacuação segura do local. O projeto de iluminação de emergência deve contemplar luminárias capazes de fornecer iluminação suficiente por um determinado período e que estejam localizadas em lugares estratégicos.


Atenção: manutenção e testes periódicos devem ser realizados por profissionais capacitados!


ONDE ENCONTRAR


No site da ILUMAC você encontra a solução completa para iluminação de emergência, folhetos técnicos e manuais de instruções de todos os produtos! Clique aqui e confira!


montagem com alguns modelos de luminárias de emergencia da ilumac
A ILUMAC conta com diversos modelos e soluções para iluminação de emergência (Créditos: Comunicação ILUMAC).

Não apenas iluminação de emergência, a ILUMAC é especialista em prevenção contra incêndio, e você também pode encontrar sistemas de detecção e alarme de incêndio, como centrais de alarme, sirenes, acionadores, detectores e muito mais!


Acompanhe o Blog da ILUMAC para não perder os conteúdos!




16 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page