top of page

Saiba o Que Fazer Quando o Alarme de Incêndio Dispara

Conheça o passo a passo para agir com segurança e evitar pânico em caso de disparo do alarme de incêndio.



No dia 20 de novembro, na COP 30, acabamos por observar na prática um problema muito evidente no país: a falta de preparo no momento de um incêndio.


A COP 30, conferência global da ONU voltada para discutir soluções e políticas climáticas, reuniu autoridades, especialistas e milhares de visitantes, teve uma de suas áreas em chamas com um incêndio ainda a ser esclarecido.


Ao que pode ser observado, o alarme de incêndio falhou ou nem chegou a ser acionado, causando muita confusão. Pessoas sem saber para onde ir, olhares perdidos, ninguém entendendo o que fazer… e até dificuldades para manusear um simples extintor.


A situação expôs algo que acontece diariamente em empresas, escolas, lojas e edifícios: não sabemos como agir quando acontece um incêndio ou quando ouvimos um alarme de incêndio. 

Quando acionado, o alarme de incêndio costuma cumprir o seu papel. O problema é o que acontece depois.



 

/// O que é, afinal, um procedimento de alarme?


É um conjunto de ações que orienta o que cada pessoa deve fazer nos primeiros segundos após o disparo.


Quando todos conhecem esse procedimento, o ambiente reage de forma coordenada e segura. Quando ninguém conhece… repete-se a cena da COP 30.


Para ajudar você e o seu time a elaborar um bom procedimento de alarme, reunimos um passo a passo de como agir quando o alarme dispara. Confira: 



1 – Respire e mantenha a calma

A reação natural, às vezes, é de pânico. Mas os primeiros segundos exigem clareza. Respirar fundo e focar no que precisa ser feito é o primeiro ato de segurança. 


2 – Verifique o painel da central

O painel indica o setor ou dispositivo que disparou. Essa informação ajuda a entender onde o risco pode estar e direciona a ação correta. 


3 - Se for seguro, vá ao local indicado

Somente se houver segurança, verifique se o alarme de incêndio é real ou falso. 


4 - Se for incêndio real, siga o plano de abandono

Use a rota de fuga, mantenha a calma, não volte para pegar objetos pessoais e dirija-se ao ponto de encontro da edificação.


Acione também a brigada local e o Corpo de Bombeiros pelo 193. 

 

5 - Se for alarme falso, identifique a causa

Vapor, poeira, testes programados ou falhas em dispositivos podem acionar o sistema. Descobrir a causa evita novos disparos e mantém a confiabilidade do sistema. 



/// Conscientização e capacitação sempre!


Quando conhecemos o procedimento de alarme, o ambiente deixa de reagir com improviso e passa a agir com organização.


E isso não precisa ser complexo: comunicar o procedimento, treinar a equipe, realizar simulações periódicas e manter o SDAI em boas condições já transforma completamente a forma como um incêndio é enfrentado.


Quanto mais preparados estivermos, menos espaço damos ao pânico — e mais vidas protegemos.

 
 
 

Comentários


bottom of page