top of page

9 procedimentos que podem salvar a sua vida em caso de incêndio

Atualizado: 8 de mai.

De acordo com a Terminologia de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (IT nº 03/2004), o incêndio é o fogo sem controle, intenso, o qual causa danos e prejuízos à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. Portanto, é uma situação potencialmente catastrófica que pode colocar em risco vidas humanas, propriedades e o meio ambiente. Entender a causa e o comportamento de um incêndio é essencial para se preparar adequadamente e responder de forma eficaz em caso de emergência.


Os incêndios podem ser desencadeados por uma variedade de fatores, tais como: curto-circuito elétrico, faíscas de equipamentos, líquidos inflamáveis, materiais combustíveis ou negligência diante do manuseio de substâncias inflamáveis.


Sabendo que a conscientização sobre incêndio é capaz de salvar vidas, a ILUMAC reuniu os principais procedimentos que devem ser realizados em caso de incêndio:


1. MANTENHA A CALMA

Manter a calma é fundamental em uma situação de incêndio. Concentre-se em seguir os procedimentos corretos para garantir sua segurança e a dos outros ao seu redor.


2. ACIONE OS ALARMES DE INCÊNDIO

Ao perceber um incêndio, acione imediatamente o botão de alarme mais próximo para alertar outras pessoas no local. Isso é crucial para garantir uma evacuação rápida e segura e para que todos os protocolos de segurança se iniciem.


vários acionadores manuais de incêndio e sirenes
Acionadores manuais são dispositivos de segurança que permitem que pessoas ativem um alarme em caso de detecção de incêndio (Créditos: Comunicação ILUMAC).

3. ACIONE O CORPO DE BOMBEIROS

Ligue imediatamente para o número de emergência do Corpo de Bombeiros: 193. Forneça todas as informações relevantes, como a localização exata do incêndio e qualquer detalhe que possa ajudá-los a responder mais rapidamente.

 

4. SIGA AS ORIENTAÇÕES DOS BRIGADISTAS

Se houver brigadistas no local, siga cuidadosamente suas instruções. Eles são treinados para lidar com situações de incêndio e podem orientá-lo da melhor maneira possível.


5. UTILIZE AS SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

Observe e siga as placas de sinalização que indicam a direção das saídas de emergência mais próximas. Nunca use o elevador em caso de incêndio, sempre utilize as escadas.


luminária de sinalização de saída
Oriente-se por meio das luminárias de sinalização. Elas permitem a evacuação segura do local pelo caminho correto (Créditos: Comunicação ILUMAC).

6. EVITE INALAR FUMAÇA

Se houver muita fumaça, cubra sua boca e nariz com um pano úmido para filtrar o ar que você respira. Isso pode ajudar a evitar a inalação de substâncias tóxicas. Durante a evacuação, mantenha-se o mais próximo possível do chão, pois a fumaça tóxica tende a se acumular no topo do ambiente. Respirar ar mais limpo próximo ao chão pode ajudar a evitar danos à saúde causados pela inalação de fumaça.


7. VERIFIQUE SE HÁ OU NÃO FUMAÇA SAINDO DAS PORTAS

Antes de abrir uma porta, certifique-se de que não há fumaça saindo dela e se a maçaneta não está quente. Se estiver seguro, abra a porta lentamente e esteja preparado para fechá-la novamente se necessário.


8. SE AS LUZES APAGAREM, NÃO ENTRE EM PÂNICO

Em situações de incêndio, pode ocorrer a interrupção do fornecimento de energia elétrica, levando à escuridão. Se as luzes se apagarem a iluminação de emergência será ativada imediatamente.


9. PRIORIZE A SUA SEGURANÇA

Sua vida é o bem mais valioso. Não hesite em abandonar objetos materiais e concentre-se em sair do local de forma segura e rápida.


O conhecimento e a preparação são essenciais para enfrentar um incêndio de forma eficaz. Compreender as causas e o comportamento do fogo, juntamente com a familiaridade com os procedimentos de segurança, pode fazer toda a diferença na proteção de vidas e propriedades. Esteja sempre atento, preparado e pronto para agir diante dessa ameaça.


Para mais dicas de segurança contra incêndio, acompanhe o Blog da ILUMAC!




41 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page