top of page

O custo dos incêndios e a negligência na hora da prevenção

Atualizado: 8 de mai.

Qual o estrago financeiro que um incêndio pode gerar? Em muitas situações é impossível dizer exatamente quanto custou, afinal, quando se trata de vidas perdidas estamos falando de um preço que não pode ser calculado. Além disso, não são apenas as vítimas diretas que sofrem, mas também seus amigos e familiares. Sem falar que muitos dos sobreviventes enfrentam desafios físicos e mentais após o desastre.


Agora, quando o fogo se limita a atingir apenas a estrutura de um prédio, equipamentos e móveis torna-se um pouco mais fácil calcular o prejuízo financeiro que o incêndio causou. Em edifícios de grande porte, como empresas e indústrias, os danos podem facilmente alcançar a casa dos milhões de reais.


Vamos olhar de perto alguns casos para entender melhor:


MUSEU NACIONAL


Uma das tragédias mais conhecidas no Brasil é o incêndio que aconteceu em 2018 no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O prejuízo financeiro total ainda é desconhecido, porém foram perdidos aproximadamente 20 milhões de peças e itens. Na época houve muito debate sobre a qualidade dos sistemas de prevenção contra incêndio e a periodicidade das manutenções da infraestrutura do prédio.


SALVADOR NORTE


Em 2018, na cidade de Salvador, a empresa Salvador Norte enfrentou um incêndio que consumiu os ônibus estacionados em sua garagem, resultando em um prejuízo avaliado em impressionantes 12 milhões de reais. A prefeitura de Salvador informou que 78 ônibus foram atingidos, sendo 62 com perda total e 16 perda parcial.


FARMACÊUTICA EMS


Também em 2018, em Hortolândia, a farmacêutica EMS viu sua produção de medicamentos interrompida por dois dias devido a um incêndio, resultando na perda de fabricação de 4 milhões de unidades de medicamentos. O fogo iniciou no almoxarifado e atingiu a área de desenvolvimento de produtos, locais com muito estoque de papéis, embalagens e plásticos.


ROYAL GOURMET


No ano passado, em 2023, na cidade de Fortaleza, um incêndio aconteceu em uma festa de debutante que gerou um prejuízo de 100 mil reais. Estavam presentes na festa cerca de 100 convidados e 50 funcionários. A empresa responsável, Royal Gourmet, afirmou que o incêndio ocorreu devido a um curto-circuito em um exaustor.


bombeiros combatendo incêndio em uma indústria
Incêndios podem acontecer nas mais diversas ocasiões e nos lugares mais variados, desde edifícios de pequeno porte até indústrias com estruturas complexas.

Felizmente, nenhum desses casos deixou mortos ou pessoas gravemente feridas. Mesmo assim, esses eventos destacam a importância de investir em medidas de prevenção e segurança contra incêndios devido aos prejuízos financeiros e a paralisação das operações causados por esses desastres.


Claro que é importante entender que o preço de um incêndio vai além do aspecto financeiro. As consequências podem ser devastadoras, afetando não apenas o patrimônio material, mas também a vida das pessoas e a continuidade das operações empresariais.


Uma pesquisa feita pelo Instituto Sprinkler Brasil apontou que apenas 23% das empresas entrevistadas disseram pensar em investir ou aumentar os recursos para os sistemas de prevenção contra incêndios. É um dado preocupante uma vez que analisamos todo o custo que envolve a consequência de ter sofrido os impactos de um incêndio, mesmo quando não envolve vítimas fatais.


A dica é clara: não espere pelo momento em que precisará calcular o custo de um incêndio. Ao invés disso, invista em sistemas de detecção e alarme de incêndio fornecidos por empresas especializadas. Quando se trata de incêndios, qualquer gasto em segurança deve ser considerado prioritário.




24 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page