top of page

Cuidados necessários na instalação de sistemas de alarme de incêndio endereçável

Atualizado: 8 de mai.

A central de alarme é um componente essencial de um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI). Ela é responsável por monitorar diversos dispositivos, como detectores de fumaça, detectores de temperatura, acionadores manuais, entre outros, instalados em uma edificação. A principal característica de uma central de alarme de incêndio endereçável é que ela pode identificar individualmente a localização exata de cada dispositivo conectado a ela.


Quando se trata da segurança contra incêndios, cada detalhe na instalação de um sistema de alarme endereçável é crucial. Na Ilumac, entendemos a importância de garantir que cada componente seja instalado de maneira correta e segura. Aqui estão algumas recomendações essenciais para garantir uma instalação eficaz e confiável embasadas na ABNT – NBR 17240, norma brasileira que trata do projeto e instalação de SDAI:


CABO DE INSTRUMENTAÇÃO ADEQUADO


Utilize cabos de instrumentação projetados especificamente para alarmes de incêndio. Esses cabos devem possuir 3 vias de 1,5mm² de secção (bitola), com proteção em filme de poliéster em alumínio, cabo dreno em contato com a blindagem, classe 2, isolação de 75ºC e 600V, cobertura externa vermelha e padrão de cores internas vermelho, branco e preto. O uso de cabos fora dessas especificações pode resultar em mau funcionamento do sistema e até mesmo na queima de equipamentos.


instalador montando central de alarme endereçável
A instalação correta do sistema endereçável proporciona a tranquilidade na proteção contra incêndios.

TUBULAÇÕES ADEQUADAS E VEDADAS


Todas as tubulações externas devem ser instaladas com roscas e vedações em todas as conexões, incluindo caixas de passagem, para evitar infiltrações. A entrada de água nas tubulações pode causar curtos, falhas de comunicação e danos aos equipamentos. Além disso, certifique-se de que a tubulação utilizada seja exclusiva para o sistema de alarme de incêndio em até 24Vcc, não podendo conter compartilhamento com fiações de energia elétrica, telefonia ou outros sistemas.


PROTEÇÃO CONTRA CONDIÇÕES AMBIENTAIS


Não exponha os dispositivos a calor excessivo, umidade, chuva ou áreas corrosivas. Para ambientes desafiadores, como esses, utilize equipamentos à prova de tempo para garantir o funcionamento adequado do sistema.


IMPEDÂNCIA E QUEDA DE TENSÃO


Siga as diretrizes da ABNT – NBR 17240 para a ligação dos equipamentos ao laço da central. A instalação deve ser feita de forma linear, com emendas apenas nos bornes dos dispositivos e devidamente isoladas. Além disso, é essencial instalar um terminador de cabo no final do laço para garantir que a impedância seja igual em toda a linha de comunicação. A queda de tensão não deve exceder 7% em todo o laço, mesmo no ponto mais distante com todos os dispositivos em alarme, para evitar falhas no funcionamento do sistema e na comunicação.


alicate sendo usado para alinhar os cabos da central de alarme endereçável
Cada detalhe durante a instalação importa.

Ao seguir essas recomendações durante a instalação do seu sistema de alarme de incêndio endereçável, você vai garantir uma operação confiável e eficaz, proporcionando a segurança necessária para proteger vidas e patrimônios contra incêndios. A Ilumac é fabricante 100% nacional, por isso estamos comprometidos em fornecer não apenas produtos de alta qualidade, mas também orientações precisas para proporcionar o melhor desempenho do seu sistema de segurança no mercado brasileiro de SDAI.


Clique aqui e confira as centrais de alarme endereçáveis da Ilumac.





コメント


bottom of page