top of page

Especialista em SDAI: o que é, o que faz e como se tornar um

A ILUMAC possui uma equipe completa de especialistas em sistemas de detecção e alarme de incêndio (SDAI) com grande experiência no funcionamento desse mercado e de seus processos, desde o projeto até a instalação. Esse diferencial é nítido na empresa, que está há 26 anos atuando nessa área.


Por essa razão e pelo crescente número de oportunidades geradas pelo mercado de SDAI, decidimos esclarecer para aqueles que buscam entender melhor esse segmento o que significa ser um especialista em SDAI, quais são suas atividades diárias e como é possível se tornar um.


instalador de costas para estrutura de instalação de alarmes de incendio

O que é um especialista em SDAI?


Para responder essa pergunta, precisamos explicar o que é SDAI. Como você já deve ter percebido, SDAI é a sigla para sistemas de detecção e alarme de incêndio.


Antes mesmo de um incêndio se manifestar através das chamas, ele se inicia produzindo fumaça, calor e/ou gases que podem ser facilmente detectados. O SDAI é um sistema projetado para identificar esses sinais precoces e alertar os ocupantes de um estabelecimento sobre a possibilidade de um incêndio. Esse alerta sonoro e/ou visual emitido pelos dispositivos pode garantir uma ação mais rápida para o combate do incêndio e para que a brigada (caso exista) possa iniciar seus procedimentos de segurança.

sirenes, detectores e acionadores manuais da ilumac
Acionadores, sirenes e detectores também compõem um sistema de prevenção contra incêndio (Créditos: Comunicação ILUMAC).

De modo geral, o SDAI é composto por três elementos:


1 - Sensores ou botoeiras manuais para detecção/acionamento. Ex: acionadores manuais de incêndio e detectores de fumaça.

2 - Central de monitoramento e controle dos dispositivos. Ex: centrais de alarme de incêndio.

3 - Dispositivos sonoros e/ou visuais para emitir os alertas. Ex: sirenes audiovisuais.


Um especialista em SDAI é um profissional capacitado e qualificado para instalar, manter e operar esses sistemas em diversos tipos de edificações e instalações. Esses profissionais podem ter diversas formações, como eletricistas, bombeiro civil ou militar, engenheiros eletricistas, técnicos de segurança contra incêndio ou certificados de sistemas de alarme.


O que faz um especialista em SDAI?


As responsabilidades de um profissional especialista em SDAI podem ser variadas. Elas incluem desde a instalação de dispositivos e centrais, realização de manutenções corretivas, consultoria em projetos de prevenção contra incêndio e testes regulares para garantir o pleno funcionamento dos sistemas.


Além disso, esses profissionais podem ser encarregados de treinar os ocupantes do edifício sobre como agir de forma segura em caso de emergência, contribuindo assim para a segurança geral do ambiente.


Como se tornar um especialista em SDAI?


Para se tornar um especialista em SDAI, é necessário seguir alguns passos importantes e buscar conhecimentos teóricos e práticos todos os dias. Reunimos abaixo alguns passos que o profissional de SDAI precisa realizar para se tornar um verdadeiro especialista.


1 - Domínio dos conceitos básicos: O primeiro passo para se tornar um especialista em SDAI é adquirir um conhecimento profundo dos conceitos básicos desses sistemas. Isso inclui conhecer os diferentes tipos de dispositivos e centrais e como escolher o equipamento certo para o projeto, entender como funcionam os sistemas e quais as melhores práticas de instalação.




2 – Formação e certificação: Não basta apenas a compreensão dos princípios básicos, é importante buscar formações e certificação na área de SDAI. Procure cursos e programas de certificação que forneçam conhecimentos especializados e habilidades práticas necessárias para projetar, instalar, testar e manter esses sistemas com eficiência. Ou seja, busque por qualificações que façam você colocar a mão na massa!


E para colaborar com a formação de especialistas em SDAI, a ILUMAC conta com um projeto de capacitação gratuito realizado no ILUMAC OFFICE, a sede da ILUMAC na capital de São Paulo. Estamos falando do ILUMAC NEXT!



3 – Conhecimento das normas e regulamentos: Esse é um item muito importante que separa os especialistas de SDAI qualificados dos péssimos profissionais.



Um especialista em SDAI deve estar atualizado com as normas técnicas da área. Isso inclui conhecer os códigos de construção locais, bem como as diretrizes de segurança contra incêndio estabelecidas por organizações reconhecidas, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


4 – Aprendizagem contínua: A tecnologia e as instruções técnicas na área de SDAI estão sempre evoluindo. Portanto, é fundamental para um especialista em SDAI acompanhar as mudanças e o movimento do mercado. Uma dica é estar sempre em contato com profissionais da área e participar de cursos de atualização, workshops e conferências.



5 – Compartilhar as boas práticas: O mercado de SDAI reconhece que as boas práticas de trabalho e instalação na prevenção contra incêndio é de máxima importância. Afinal, é somente compartilhando e fazendo o uso correto dos procedimentos técnicos que faremos esse mercado crescer e ser transformado!


Compartilhar o conhecimento também envolve conscientizar os clientes e os parceiros para a importância da prevenção contra incêndio. Afinal, quando se está nesse mercado não é para brincar, estamos falando de salvar vidas!



central de alarme cygnus se
Central de alarme de incêndio certificada CYGNUS-SE (Créditos: Comunicação ILUMAC).

Por fim, um especialista em SDAI sempre busca trabalhar com produtos certificados e que seguem todos os procedimentos de qualidade da norma técnica. Na ILUMAC o profissional de SDAI encontra a solução completa para detecção, alarme de incêndio e iluminação de emergência. Acesse o site e confira!


Vale lembrar, claro, que o trabalho de um especialista em SDAI não é apenas sobre sistemas e equipamentos, trata-se de garantir que as pessoas estejam seguras e protegidas.  É um chamado para aqueles que buscam contribuir para um mundo mais consciente e prevenido contra incêndios.



Tópicos:

Comments


bottom of page