A elaboração de um projeto de Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (SDAI) é muitas vezes negligenciado devido a confusão entre projeto executivo e projeto legal. Pensando nisso, trouxemos aqui no blog qual a diferença entre esses tipos de projeto e você pode descobrir essas diferenças clicando aqui.
Porém, vale ressaltar que essa negligência também acontece por má compreensão da norma que dispõe quanto ao projeto e instalação de um SDAI, a ABNT NBR 17.240. Por isso, trouxemos aqui 4 dicas com base na norma para que você possa elaborar um ótimo projeto executivo e agregar mais valor para o seu trabalho. Confira:
/// 1. Leve em Consideração o Ambiente Onde os Dispositivos Serão Instalados
Oriente-se bem por meio do ambiente para que seja feita a escolha certa do tipo de dispositivo. Por exemplo:
Se os dispositivos forem expostos a condições climáticas como chuva e temperaturas extremas, é necessário optar por dispositivos à prova de tempo.
Em locais onde a atividade gera fumaça constantemente, a instalação de detectores de fumaça pode não ser viável devido ao risco de falsos disparos.
/// 2. Atente-se a Infraestrutura e Outros Sistemas Presentes no Estabelecimento
O projeto de SDAI deve ser planejado considerando a infraestrutura existente e outros sistemas do ambiente, por exemplo:
Comunicação e Brigada de Incêndio: A integração com sistemas de comunicação é vital para alertar rapidamente a brigada de incêndio e as ações sejam mais precisas possíveis.
Elevadores e Portas Automáticas: Em muitos casos, a central que vai compor o SDAI pode controlar elevadores, catracas e portas automáticas, garantindo a segurança dos ocupantes e facilitando a evacuação. Isso garante o funcionamento coordenado durante uma emergência.
/// 3. Compreenda os Elementos e Equipamentos de SDAI
Um conhecimento abrangente de todos os elementos, equipamentos e dispositivos dos sistemas de detecção e alarme de incêndio é muito importante. Afinal, o projeto deve incluir:
Numeração de circuito e identificação clara dentro do sistema de cada dispositivo.
Um esquema típico de instalação para cada dispositivo, garantindo que a implementação siga as especificações corretas.
/// 4. Leia e Estude a Norma
Mesmo que por aqui façamos orientações e trazemos dicas baseadas na norma, é indispensável a leitura e o entendimento completo da ABNT NBR 17.240. Esta norma fornece diretrizes detalhadas para a elaboração, instalação e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio, assegurando que seu projeto esteja em total conformidade com as exigências regulamentares.
Seguindo essas dicas e respeitando a norma, você garantirá que seu projeto de SDAI esteja preparado para proteger vidas e patrimônios. Acompanhe o Blog da ILUMAC e não perca as dicas e conteúdos publicados todas as terças e quintas!
Tópicos:
Comments