top of page

Fontes auxiliares de SDAI: Por que, quando e onde instalar?

Atualizado: 8 de mai.

A correta instalação do sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI) garante o funcionamento eficiente do sistema e a máxima segurança do espaço. No entanto, é comum a dificuldade em entender onde e quando instalar equipamentos específicos desse sistema. Um desses equipamentos são as fontes auxiliares. Quando devo instalar? Por que tenho que me preocupar? Como e onde fazer essa instalação no sistema? Acompanhe até o final esse texto, pois a ILUMAC, como especialista em SDAI, vai ajudar você a responder todas essas perguntas!


POR QUE INSTALAR?


Primeiro é importante entender o que é a queda de tensão. Uma queda de tensão ocorre quando há uma diminuição na diferença de potencial elétrico entre dois pontos em um circuito elétrico. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo: resistência do condutor, impedância do circuito, comprimento do condutor, corrente elétrica e condições do ambiente.


modelo de fonte auxiliar da ilumac fas25-e
A fonte auxiliar FAS25-E da ILUMAC auxilia na alimentação dos dispositivos, amplifica o sinal e corrige a queda de tensão (Créditos: Comunicação ILUMAC)

A queda de tensão é um fenômeno inerente à resistência natural dos condutores elétricos de cobre, afetando tanto o cabeamento de alimentação das sirenes do sistema de alarme de incêndio quanto a rede endereçável em distâncias extensas da instalação. Este é um desafio significativo, pois pode diminuir a eficácia do sistema, colocando em risco a segurança dos ocupantes do edifício. As fontes auxiliares são uma solução para superar essa limitação.


O QUE É?


Equipadas com baterias, as fontes auxiliares garantem que a queda de energia da rede elétrica não comprometa o funcionamento do sistema de alarme. Elas fornecem assistência ao circuito de sirenes ou dispositivos, permitindo que mesmo instalações remotas não sejam prejudicadas pela queda de tensão. Além disso, possibilitam economia com cabos de espessuras menores, o que é uma vantagem tanto em termos de custo quanto de praticidade.


QUANDO E ONDE INSTALAR?


Mas quando exatamente é necessário instalar uma fonte auxiliar? Existem algumas situações chave a serem consideradas:


1 - Quando a carga ultrapassa a corrente máxima suportada pelo laço da central ou no circuito para sirenes: Neste caso, a fonte auxiliar deve ser instalada no ponto do cabo onde existe a queda de tensão ou no local com maior carga, garantindo que o sistema opere dentro de seus limites seguros.

fonte auxiliar da ilumac fal-e
A fonte auxiliar FAL-E da ILUMAC permite a comunicação correta do sistema de alarme (Créditos: Comunicação ILUMAC).

2 - Quando a queda de tensão no cabo ultrapassa os limites máximos permitidos: Uma queda de tensão acima de 5% para os laços ou 10% para os circuitos de sirenes convencionais pode comprometer a comunicação do protocolo do sistema. Nestes casos, a fonte auxiliar deve ser instalada no local onde a queda de tensão excede os limites permitidos em relação a tensão de saída.


Vale lembrar que essa condição não é exclusiva para sistemas ILUMAC, estes detalhes estão presentes em qualquer sistema endereçável cabeável e os limites percentuais da queda de tensão estão definidos na norma NBR ISO 17240.


3 - Quando algum equipamento auxiliar requer alimentação independente: Em situações em que um equipamento auxiliar demanda uma alimentação independente devido ao seu consumo de corrente ou interferência potencial no protocolo de comunicação da central, a instalação de uma fonte auxiliar se faz necessária no local onde o equipamento está instalado.


No mercado é comum que painéis repetidores, supervisores, módulos e alguns modelos de detectores de gás e lineares necessitem de alimentação independente.


A instalação de fontes auxiliares de linha com baterias, como é o caso do modelo FAL-E / FAL-D da ILUMAC ajudam também no aumento da autonomia do sistema em operação de emergência, pois haverá baterias no sistema para auxiliar a central em uma condição de ausência da rede elétrica que seria a fonte de alimentação primária.


ONDE ENCONTRAR FONTES AUXILIARES?


As fontes auxiliares desempenham um papel fundamental na garantia da operação eficiente e confiável de sistemas de detecção e alarme de incêndio. Vale lembrar que no canal do You Tube da ILUMAC você encontra diversos manuais em formatos de vídeo. Confira abaixo o vídeo sobre como operar a fonte de alimentação FAC:



A ILUMAC conta com todos os equipamentos que a sua instalação de SDAI precisa. Confira todos os detalhes técnicos, dimensões e manual de instruções de fontes auxiliadoras, módulos, sensores, conversores e muito mais clicando aqui!




Comments


bottom of page