top of page
banner fal-e.jpg

FAL-E

Fonte Auxiliar de Linha

 

A queda de tensão é um fenômeno físico característico da resistência natural dos condutores elétricos. Tanto o cabeamento de alimentação de sirenes quanto o de rede endereçável sofrem com a queda de tensão em grandes distâncias da instalação. Para evitar que esse fenômeno limite o comprimento do cabo, limitando a área de atuação do sistema, as fontes auxiliares são distribuídas pela instalação permitindo que a comunicação se propague ilimitadamente.

fonte-auxiliar-enderecavel-FAL-E.png

Possui baterias para suportar queda de energia e fornece auxílio também à circuito de sirenes convencionais, permitindo que, mesmo em centrais convencionais, uma instalação de sirenes muito distante não seja prejudicado pela queda de tensão e ainda economize com cabos de espessura menor.

Especificações Técnicas

Alimentação principal da rede elétrica: 100 à 240Vca – 60Hz.

Consumo de energia da rede elétrica: 40 Watts

Proteção na entrada da rede elétrica:

Fusível de vidro 20AG- 2A (fusão rápida)

Tensão nominal e de operação: 24Vcc (22 à 28Vcc)

Saída da fonte de alimentação: 1,0A @ 28Vcc - 25oC.

Alimentação secundária: 24Vcc (2 baterias seladas de 12V 1,3A/h)

Corrente de recarga das baterias: 400mA @ 27,6VCC nominal 25ºC

Proteção na entrada das baterias:

Fusível rearmável PTC 3A @ 24Vcc (25ºC)

Tensão mínima de entrada: 21Vcc

Topologia: Classe B (3 fios)

Secção dos condutores do cabo:

Mínima de 1,0mm² 

Máxima de 2,5mm²

Grau de proteção: IP20 (uso interno)

Temperatura de operação: 0 à 40ºC

Umidade relativa: Máximo 85% sem condensação.

Material da caixa: Metal na cor preta

Fixação: Sobrepor

Dimensões (AxLxP):136x122x94mm

Rede Elétrica

A central possui uma fonte chaveada full-range que deve ser alimentada exclusivamente pela rede elétrica local, aceitando tensão de 100 a 240Vac em frequências de 60Hz. Possui circuito de filtro e proteção contra transientes, com fusível de vidro de 2A. Não deve ser utilizado nenhum tipo de equipamento de suporte à queda de energia, a central e a fonte FAL-E possuem seu próprio sistema de backup

Montagem e Dimensionamento

A fonte auxiliar é utilizada como componente intermediário, sendo assim, o cabeamento de rede ou sirene que vem da central deve ser instalado na ENTRADA do equipamento enquanto na SAÍDA se conecta a continuação do cabeamento em direção ao final do cabo. A rede endereçável não pode sofrer queda de tensão maior do que 5% na instalação do cabeamento, pois pode sofrer falhas de comunicação. Nos circuitos convencionais de sirenes a queda de tensão máxima não pode ser maior que 10%, conforme prescrição das normas técnicas da ABNT NBR 17240. Sua saída endereçável suporta uma carga de até 1A, portanto, antes de analisar a queda de tensão esteja certo de que a carga distribuída não sobrecarregará a saída.

Documentos

bottom of page