top of page

SDAI qual escolher: Sistema Endereçável X Sistema Convencional

Atualizado: 10 de abr. de 2020

A central de alarme de incêndio é um dos elementos mais importantes em qualquer projeto de prevenção ao incêndio. Ela garante a comunicação entre todos os dispositivos, identificação do ponto alarmado e o acionamento rápido das sirenes de alarme em caso de um foco de fogo ou fumaça. Para esta identificação é necessário contar com um sistema que envolve diversos dispositivos, como por exemplo, detectores, acionadores, módulos e sirenes. Em situações emergência, a central mostra no painel o endereço do equipamento acionado e o nome do local programado.


Hoje a ILUMAC oferece duas soluções para o seu empreendimento o sistema de alarme convencional e o sistema de alarme endereçável. Ambos possuem características distintas e devem ser escolhidos de acordo com necessidade do local.

Como funcionam os sistemas convencionais?

central de alarme, central de alarme de incêndio, central de alarme de incêndio convencional

Os sistemas convencionais são adequados para projetos mais simples, como ambientes que possuem áreas menores e menos dispositivos. É uma solução que permite o monitoramento da área delimitado por zonas e/ou setores. Sendo possível a conexão de até 20 dispositivos por setor da central, sendo todos eles responsáveis pela cobertura de uma área ou setor.


Sistemas endereçáveis


central de alarme de incêndio, alarme de incêndio, central de alarme de incêndio endereçável

Os sistemas endereçáveis são denominados desta forma pois a tecnologia endereçável permite que cada dispositivo, seja ele um detector, sirene ou acionador conectado a uma central, receba um número que é chamado de “endereço”. Dessa forma a central de alarme de incêndio endereçável é ideal para ser utilizada em médios e grandes ambientes, devido a sua tecnologia aplicada permitindo a identificação do ponto exato da ocorrência de um sinistro, além de ser possível nomear o endereço com o nome desejado.


A central consegue “conversar” com cada dispositivo de maneira rápida e individual, mantendo controle sobre aqueles que estão ativos, bem como indicando as possíveis falhas no sistema.


Mas qual é a melhor alternativa para a central de alarme de incêndio?


Quando se fala em proteção contra incêndios, a central endereçável ajuda na identificação do problema, pois sua ação é rápida e precisa. Portanto, contar com informações confiáveis é determinante na preservação de vidas e do patrimônio. Portanto, ambientes menores e que utilizam um número pequeno de dispositivos podem recorrer ao sistema convencional. Mas é importante ter atenção, já que apesar de ser uma solução mais acessível, ela vem sendo substituída por sistemas mais inteligentes. Ou seja, em muitos casos vale a pena optar por um sistema endereçável, mesmo que nem todos os pontos sejam utilizados.


Quer saber qual central de alarme de incêndio mais indicada para o seu estabelecimento ? Entre em contato conosco!


416 visualizações0 comentário
bottom of page