top of page

Programa 5S: Divulgação Geral do programa na ILUMAC

Atualizado: 19 de mar. de 2019

Utilizar uma metodologia testada e estabelecida auxilia no processo e garante maior eficácia e resultados assertivos. Uma das mais utilizadas no mundo todo tem origem japonesa e é conhecida com 5S. O nome vem das iniciais dos cinco conceitos básicos em japonês: Seiri (Utilização), Seiton (Arrumação), Seiso (Limpeza), Shitsuke (Disciplina) e Seiketsu (Higiene). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.


A origem do 5S



A metodologia 5S surgiu nas empresas do Japão na década de 1950, durante a reconstrução do país, logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquele momento o país tentava se reerguer e as indústrias buscavam colocar no mercado produtos com preço e qualidade capazes de competir com os Estados Unidos e Europa.


Os cinco conceitos básicos e simples, porém fundamentais, deste sistema busca eliminar o desperdício (de tudo o que pode gerar custos extras). Até hoje, as organizações japonesas consideram o 5S a base física e comportamental para o sucesso das demais ferramentas gerenciais, como a Qualidade Total, Sistema de Produção Just-In-Time e Círculos de Controle de Qualidade, entre outros.


Indicada para empresas de todos os tamanhos, a ferramenta reúne os conceitos da técnica de forma clara e norteia a prática constante para a organização do espaço de trabalho.


Aplicação na Empresa

Diante de todos esses benefícios a Ilumac realizou nesta quinta-feira (25/03) a Divulgação Geral do Programa 5s, foi a primeira de muitas ações que serão desenvolvidas na empresa. Nesse treinamento abordamos:

  • O que é desperdício?

  • Os sete desperdícios da Qualidade?

  • O programa 5s

  • Plano de Desenvolvimento do 5s

  • Dia, "D", Descarte

  • Auditoria do 5s

  • Apresentação dos Auditores do 5s

  • Check List do 5s

A aplicação dos conceitos do 5S levam o indivíduo a compreender melhor seus papéis dentro da empresa, tornando-os parte de uma pirâmide em prol dos resultados.


Com o passar do tempo, os processos tornam-se mais organizados e sistematizados, facilitando o fluxo de trabalho, evitando desperdícios e otimizando o tempo empregado nas tarefas. Esta redução de tempo, consequentemente, tem impacto positivo na produtividade, assim melhorando a qualidade final dos processos.


1.823 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page