top of page

Por Que a Marcação CE Não é Suficiente para Produtos Contra Incêndio?

Embora a marcação CE garanta segurança, ela não assegura o desempenho dos produtos contra incêndio. Descubra por que entender essa diferença é determinante na hora de escolher um produto de SDAI.


É comum encontrar por aí produtos com uma marca escrito “CE”. Essa marcação também é encontrada em produtos de sistema de detecção e alarme de incêndio. Muitas vezes, esse símbolo pode dar a impressão de certificação de qualidade, mas será que isso é verdade? Vamos desmistificar essa questão.


A marcação CE (Certificação Europeia) atesta que um produto é seguro para o consumidor. Ela garante aspectos como compatibilidade eletromagnética e baixa interferência no meio ambiente. No entanto, a marcação CE não certifica a qualidade ou o desempenho, ou seja, um produto marcado com CE pode ser seguro, mas isso não significa que terá alta performance. Muitos produtos com CE acabam sendo vendidos com preços atrativos, mas sem garantir a eficiência esperada.



/// Produtos Com Certificações Internacionais


Outro ponto importante é a adaptação desses produtos para o mercado brasileiro. Certificações internacionais geralmente atendem às normas e exigências do país de origem, que podem ser muito diferentes das brasileiras. Logo, produtos estrangeiros certificados não garantem, necessariamente, um desempenho adequado para o ambiente brasileiro.



/// Certificação é Mais Que Um Produto, é Todo Um Sistema


Optar por um produto com certificação internacional acreditando que ele é a opção mais segura pode não ser suficiente. Sem um projeto adequado, instalação correta e manutenção de acordo com as normas brasileiras, o sistema de detecção e alarme de incêndio pode falhar.


Vale lembrar que os equipamentos representam apenas 33% da segurança de um sistema; o restante depende de uma integração eficiente entre instalação, projeto e comissionamento.



/// A Realidade No Brasil


No exterior, órgãos certificadores monitoram e fiscalizam rigorosamente os produtos para garantir a continuidade da qualidade. No Brasil, esse tipo de controle ainda é limitado, o que significa que produtos com marcação CE ou certificação internacional podem ser alterados sem que essa alteração seja identificada pelo órgão certificador.


Assim, é de extrema importância que o Brasil desenvolva normas próprias e mais rigorosas para atender plenamente as necessidades locais. Afinal, de nada adianta um produto ter certificação internacional se ele não é realmente seguro para o mercado brasileiro.



Tópicos:

9 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page