top of page

O Que Caracteriza Um Sistema de Alarme de Incêndio 2 Fios de Verdade

  • 14 de mai.
  • 2 min de leitura

Expectativa: usar um sistema de alarme de incêndio 2 fios para economizar cabos e assim economizar nos custos de instalação.


Realidade: precisar de mais cabos para alimentar as sirenes e acabar atrasando a instalação e de quebra deixar mais cara.


Se você é instalador ou técnico de SDAI, já deve ter visto isso acontecer ou até mesmo passou por uma situação dessa.


Caso você ainda não conheça ou não se recorde, um sistema de alarme de incêndio 2 fios possibilita o uso de um cabo de instrumentação de 2 vias (positivo e negativo) para a comunicação entre a central e os dispositivos, trazendo mais rapidez e praticidade na instalação.



2 fios ou “4 fios”?


Muitas marcas que comercializam sistemas de detecção e alarme de incêndio prometem um sistema 2 fios onde, em teoria, deveria ser possível a comunicação e alimentação dos dispositivos do sistema por apenas duas 2 vias.


Contudo, na maioria das vezes, durante a instalação o sistema precisa de pelo menos mais 2 fios para alimentar os dispositivos, como sirenes e módulos. Com isso, um sistema de 2 fios vira “4 fios”.



2 fios de verdade


Aqui na ILUMAC o sistema 2 fios de verdade têm nome: SIRIUS. A linha SIRIUS da ILUMAC foi pensada para resolver esse problema e trabalha com 2 fios de verdade.


Os dispositivos do sistema 2 fios da ILUMAC têm baixo consumo e isso torna viável o uso do mesmo cabo de duas vias para alimentação.


Vale lembrar que, nos casos de uma grande obra que pode ultrapassar a média de 20 sirenes, pode ser necessário trabalhar com mais fios. Entretanto, apesar de precisar trabalhar com mais fios, utiliza-se apenas 3 e não 4 como o mercado inteiro faz. Por isso, a ILUMAC conta com um time de consultores qualificados para identificar qual a necessidade da sua instalação!



SIRIUS x CYGNUS


Além da linha SIRIUS, a ILUMAC possui a linha CYGNUS que também é uma linha de sistema 2 fios.


Talvez agora você esteja se perguntando: “ué! Então qual a diferença?”.


A linha CYGNUS tem um sistema e operação mais robustos para atender grandes obras e empreendimentos de alta complexidade. Outro diferencial é que a linha CYGNUS caminha para a certificação completa do sistema. Atualmente a central CYGNU-MAX possui certificação NBR ISO 7240 parte 2 e 4 realizado pela UL-BR e a central CYGNUS-SE possui as mesmas certificações realizadas pela DEKRA. Já os acionadores da linha CYGNUS possuem a certificação NBR ISO 7240-11 com o selo da UL-BR.


A linha SIRIUS é o sistema 2 fios de melhor custo-benefício quando comparado com a linha CYGNUS.


Outro grande diferencial do sistema 2 fios da ILUMAC é a possibilidade de monitoramento remoto através do aplicativo HAWK, tanto para a linha SIRIUS quanto para a linha CYGNUS.



Conheça o nosso portifólio completo!


Já deu para perceber que a ILUMAC conta com uma grande variedade de soluções para o mercado de alarme de incêndio, tudo muito bem pensado para atender deferentes níveis de instalação e empreendimento.


Clique aqui e fale com um especialista da ILUMAC e conheça todo o portifólio de soluções!

 
 
 

Comentários


bottom of page