top of page

Equipamentos de Prevenção Contra Incêndio: Detector de Fumaça e Detector Térmico

Como você já deve saber, a prevenção contra incêndio é essencial para garantir a segurança de vidas humanas e a proteção de propriedades. Incêndios podem acontecer de forma inesperada e causar danos devastadores em poucos minutos. Por isso, os sistemas de detecção de incêndio são tão importantes para prevenir riscos e responder rapidamente uma emergência e possível incêndio.


Os detectores de fumaça e os detectores térmicos são dois tipos de dispositivos fundamentais desses sistemas, cada um com sua função específica e aplicabilidade. Sendo assim, você conhece as funções desses tipos de detectores e quando usar? São muitas as dúvidas sobre as diferenças entre eles e suas características, por isso a ILUMAC vai explicar para você tudo sobre detectores de fumaça e detectores de temperatura.


detectores da ilumac alinhados um ao lado do outro
Detector térmico e detector de fumaça da ILUMAC (Créditos: Comunicação ILUMAC).

/// O que são os detectores de fumaça e quando instalar?


Os detectores de fumaça são dispositivos projetados para detectar a presença de partículas de fumaça no ar, indicando um possível incêndio. Eles funcionam através de um sensor que reage à entrada de fumaça na câmara óptica do dispositivo, acionando um alarme. Este tipo de detector é altamente sensível e é ideal para detectar incêndios em estágio inicial, onde há produção de fumaça antes do aumento significativo do incêndio.


Os detectores de fumaça exigem o acúmulo da fumaça na câmara óptica para acionarem o alarme, tornando-os ideais para detectar incêndios em estágio inicial. Em ambientes limpos e secos, como escritórios e residências, os detectores de fumaça são a melhor opção devido à sua sensibilidade. Em ambientes onde há produção constante de fumaça ou vapor, como cozinhas industriais, oficinas e fábricas, os detectores térmicos são mais apropriados.



/// O que são detectores térmicos e quando instalar?


Os detectores térmicos, por outro lado, são dispositivos que funcionam por meio das mudanças na temperatura ambiente. Existem dois princípios de funcionamento para os detectores térmicos:


1 - O detector é acionado quando a temperatura atinge um valor específico predefinido. Por exemplo, o detector é programado para acionar sempre que a temperatura do local estiver acima de 50ºC.

2 - O detector é acionado quando há uma variação rápida da temperatura. Por exemplo, um aumento de 8ºC em um minuto.


Portanto, os detectores térmicos respondem ao aumento de temperatura, sendo acionados tanto por uma temperatura fixa quanto por uma rápida variação de temperatura. Os detectores térmicos são ideais para ambientes onde a presença de fumaça é comum e pode causar alarmes falsos, como cozinhas e oficinas.




/// Detector Pontual v.s. Detector Linear


É importante também diferenciar os detectores pontuais dos detectores lineares. Enquanto o detector pontual de fumaça cobre uma área de 81 m² e altura de até 8 metros, e o detector pontual de temperatura cobre 36 m² e altura de até 5 metros, os detectores lineares têm a capacidade de cobrir áreas significativamente maiores. Por exemplo, um detector linear de fumaça pode cobrir até 1600 m², sendo ideal para grandes espaços como armazéns e centros de distribuição.


Quer entender como funciona um detector linear de fumaça? Então acompanhe o Blog da ILUMAC, pois vamos explicar tudo para você na semana que vem (dia 11). Marque na agenda!



/// Concluindo...


A escolha entre detectores de fumaça e detectores térmicos depende das características do ambiente e da presença de elementos que possam causar alarmes falsos. Em ambientes como escritórios e residências, os detectores de fumaça são a melhor opção devido à sua sensibilidade. Em ambientes onde há produção constante de fumaça ou vapor, como cozinhas industriais, oficinas e fábricas, os detectores térmicos são mais apropriados.


A correta instalação e manutenção desses sistemas de detecção são fundamentais para garantir sua eficácia. Seguir a norma ABNT NBR 17240 é um ponto chave para um sistema de prevenção contra incêndio padronizado e seguro.


A prevenção contra incêndios começa com a escolha e instalação adequada dos detectores, garantindo uma resposta rápida e eficaz em caso de emergência. Invista em segurança, proteja vidas e bens, e esteja sempre preparado para prevenir incêndios com a ILUMAC!



Tópicos:

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page