top of page

Corpo de Bombeiros quer inserir aulas de combate e prevenção de incêndio em escolas

O assunto segurança vem se tornando cada vai mais recorrente em instituições de ensino. Lições como evitar e agir em caso de incêndio, noções de primeiros socorros e até de que forma se comportar durante um ataque com arma de fogo estão entre os temas abordados em escolas americanas.


No Brasil, ainda não existe essa consciência de prevenção. Apesar da legislação exigir destes estabelecimentos planos de prevenção e proteção contra incêndio, não obriga o trabalho de conscientização destes temas com os alunos. Em uma busca rápida na internet é possível verificar como o tema prevenção necessita de atenção no País. Além de colocar em risco a vida de crianças e funcionários, esse tipo de ocorrência, quase sempre, resulta em cancelamento das aulas até que a edificação seja restaurada.


incêndio, prevenção incêndio, combate incêndio, incêndio escolar

A solução para corrigir esse lapso deveria começar nas escolas instruindo desde criança até adolescentes a respeito de prevenção e proteção contra incêndios e explosões.


O que está sendo feito sobre o assunto?


A fim de corrigir esse problema tramita atualmente na Câmara dos Deputados Projeto e Lei 5283 de 2013, do deputado Átila Lins (PSD/AM), que obriga todas as escolas do País a terem plano de evacuação para situações de risco, como incêndios, eminentes ou já presentes. O projeto ainda necessita ser passar e ser aprovado em diversas comissões para só então ser aprovado em diversas comissões para só então entrar em vigor


Em Nova Iguaçu (RJ), o treinamento de evacuação foi a primeira iniciativa do projeto Escola Segura, implantado no ano passado visando a adoção de medidas preventivas contra incêndios e desastres em 21 escolas municipais. Foram necessários apenas cinco minutos e quarenta segundos para que mais de 1.700 alunos abandonassem a escola.


Iniciativas de combate a incêndio como o de Nova Iguaçu já podem ser vistos em outros lugares do Brasil o que é muito bom, pois integrar a temática da segurança contra incêndio nas escolas desenvolve um comportamento coletivo de segurança.


Fonte: Revista Incêndio

144 visualizações0 comentário
bottom of page