As Principais Falhas em um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio
- joaovitor347
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Evite falhas no seu Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio! Descubra os erros mais comuns, como falsos alarmes, falhas de comunicação e problemas na central, e saiba como preveni-los para garantir máxima segurança.
A segurança contra incêndios depende diretamente do bom funcionamento de um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (SDAI). No entanto, falhas podem comprometer sua eficiência, colocando em risco vidas e patrimônios. A seguir, destacamos os erros mais comuns que ocorrem no sistema em si e como evitá-los.
/// Falsos Disparos do Sistema
Falsos alarmes são um dos problemas mais recorrentes no SDAI. Eles podem ser causados por sensores sujos, posicionamento inadequado de detectores e interferências ambientais (como vapor ou poeira).
Além de gerar pânico desnecessário, os falsos alarmes podem levar à desativação indevida do sistema. A escolha errada dos detectores para o ambiente também é um fator determinante para esse problema. Manutenções periódicas, ajustes corretos e a seleção adequada dos dispositivos minimizam esse risco.
/// Falha na Comunicação entre Dispositivos
Esse tipo de falha pode ocorrer devido a cabeamento defeituoso, conexões mal-feitas ou dispositivos danificados.
Para evitar esse problema, orientamos que as conexões sejam lineares, com o cabo chegando a um dispositivo e seguindo para o próximo, garantindo uma comunicação estável e confiável. Testes periódicos também garantem a integridade do sistema.
/// Central Indicando Curto ou Falha
Uma central que indica curto significa que houve um contato entre os cabeamentos com polaridades diferentes ou entre o positivo ou negativo com a comunicação.
Esse curto pode ser físico, causado por um dano ao cabo durante uma reforma, por exemplo. Ou pode ser causado por falha de alocação do dispositivo de acordo com o seu IP, por exemplo dispositivos que não são próprios para intempéries expostos em ambientes com sol e chuva intensos.
/// Concluindo
Os erros e falhas em um SDAI podem comprometer sua eficiência e aumentar os riscos em uma situação de incêndio. Durante as vistorias, é de extrema importância estar atento a todos esses pontos para garantir um funcionamento confiável do sistema.
Manutenção preventiva, testes regulares e a escolha de equipamentos confiáveis são fundamentais para garantir um sistema seguro e eficaz.
Tópicos:
Comments