top of page

A Batalha dos Instaladores Pro Por Trás das Câmeras

As gravações da tão esperada 2ª Edição da Batalha dos Instaladores Pro terminaram. Nos bastidores o clima foi de muita tensão e adrenalina, com os competidores dando o seu máximo para mostrar suas habilidades e conquistar o prêmio. Por isso, o Blog da ILUMAC trouxe para vocês o que aconteceu nos bastidores para ficar por dentro de tudo e trazer aquele gostinho de “quero mais” para os episódios completos que vão ao ar em julho.


A prova foi dividida em 4 fases que testaram a capacidade técnica e a resistência dos participantes.



/// Fase de Ambientação


A ambientação foi a primeira fase da batalha, com duração de uma hora, foi uma fase importante para que os desafiantes se preparassem adequadamente. Durante esse período, eles conferiram o projeto, acertaram os detalhes antes de iniciar, organizaram suas ferramentas e a bancada de trabalho, e separaram todos os materiais necessários.


O instalador Jonathas Viana, de São Paulo, destacou:


“É um grande desafio, começando pelas câmeras. O importante é evoluir, a fase de ambientação foi muito interessante para deixar tudo preparado.”


/// Fase de Infraestrutura


Com seis horas de prova, a fase de infraestrutura exigiu que os competidores montassem a infraestrutura conforme a norma ABNT NBR 17240. Esta norma estipula que toda a rede de eletrodutos de um sistema de detecção e alarme de incêndio deve ser dedicada e identificada com anéis de 2 cm de largura mínima, na cor vermelha, a cada 3 metros no máximo. Além disso, deve haver uma separação adequada entre os circuitos para proteção física dos cabos, recomendando-se uma separação mínima de 0,30 m para circuitos instalados na vertical e 1,20 m para circuitos instalados na horizontal.


O instalador Humberto Fortunato, do Espírito Santo, compartilhou:


“Muita adrenalina, nervosismo, mas é bom para tirar a gente da zona de conforto.”


/// Fase de Cabeamento


Nesta fase, também com duração de seis horas, os participantes verificaram os circuitos de alimentação, passaram os cabos PP de elétrica e os cabos de incêndio, fecharam as emendas e realizaram a crimpagem de terminais.


O Instalador Carlos Costa, de São Paulo, comentou sobre a experiência da Batalha:


“A experiência está sendo bem complexa, o tempo mexe muito com o psicológico fora a pressão com as pessoas te olhando e filmando. Está sendo incrível participar de tudo isso.”



/// Fase de Comissionamento e Programação/Teste


A última fase da competição envolveu conectar os dispositivos com os bornes no cabeamento, comissionar para energizar a prova, realizar os testes iniciais de alimentação da Central de SDAI, verificar a alimentação dos circuitos de iluminação de emergência e comando de bomba, e programar os endereços.


O instalador Renan Assis, do Mato Grosso, expressou sua expectativa:


“Experiência única, nunca tinha passado por isso, quero ver o resultado acontecendo e vou buscar esse prêmio.”



/// Confira as Fotos dos Bastidores




/// Lançamentos na Batalha


A 2ª Edição da Batalha dos Instaladores Pro trouxe novos produtos para o mercado de instalação de sistemas de detecção e alarme de incêndio, são eles:


1 - Detector Linear de Temperatura DWTC-302, com todas as informações e detalhes técnicos já disponíveis no site da ILUMAC.


2 – Cinto de Ferramentas ILUMAC, cinto ajustável e resistente para acompanhar os instaladores em todos os seus projetos de instalação de SDAI. Em breve traremos mais informações sobre esse grande lançamento!



/// ILUMAC e CABÔ LAVÔ


A nova edição da Batalha dos Instaladores Pro também tornou público a parceria da ILUMAC com o Canal CABÔ LAVÔ.


O CABÔ LAVÔ é um canal no YouTube de engenharia civil que busca descomplicar a forma de construir e reformar. Os apresentadores são Allyson Ramagnoli e Danilo Schmidt, ambos engenheiros e com vasta experiência na área.


A parceria surgiu durante uma troca de conversas com o sócio diretor da ILUMAC, Gabriel Feltrin, durante a participação na FEICON 2024. A parceria promete trazer conteúdos inéditos de forma técnica, mas também descontraída sobre sistemas de detecção e alarme de incêndio. Aguarde!



/// Acompanhe a ILUMAC!


Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum momento da Batalha dos Instaladores, que vai ao ar em julho. Venha torcer pelo seu instalador favorito e aprender com os melhores profissionais de SDAI!



Tópicos:

10 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page