top of page

Guia Completo de Detectores de Incêndio e Suas Aplicações

Detector de fumaça, detector de temperatura, detector de gás, detector linear... chega de confusão! Entenda de uma vez quais são os tipos de detectores para alarme de incêndio e quais são as suas aplicações.



Existem diferentes tipos de detectores que compõem um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI), cada um projetado para atender diferentes necessidades e ambientes. Por isso montamos esse guia completo para que você possa entender os principais modelos, suas aplicações e escolher o mais adequado para o seu projeto ou instalação.



/// Detector Pontual x Detector Linear


Primeiramente, é importante diferenciarmos os detectores pontuais (esses que são mais comuns de serem vistos no teto) dos detectores lineares.


A principal diferença está na área de cobertura, onde o detector linear costuma cobrir áreas bem maiores quando comparado com um detector pontual. Por exemplo, enquanto o detector pontual de fumaça cobre uma área de 81 m² e altura de até 8 metros, um detector linear de fumaça pode cobrir até 1600 m², sendo ideal para grandes espaços como armazéns e centros de distribuição.



/// Detector Pontual de Fumaça


Os detectores de fumaça são dispositivos desenvolvidos para identificar partículas de fumaça suspensas no ar, servindo de alerta para um possível incêndio.


Para que o alarme seja disparado, é necessário que a fumaça se acumule na câmara óptica do detector. Em locais secos e livres de partículas em suspensão, como residências e escritórios, os detectores de fumaça são a alternativa mais recomendada devido à sua alta sensibilidade.


Já em ambientes onde há a presença constante de fumaça ou vapor, como cozinhas industriais, oficinas e fábricas, os detectores térmicos são mais adequados, pois evitam falsos disparos.




/// Detector Pontual de Temperatura


Os detectores térmicos, por sua vez, operam com base na variação da temperatura do ambiente. Esses dispositivos podem funcionar de duas maneiras diferentes:



1 – Detector de temperatura termovelocimétrico:


Os detectores termovelocimétricos operam com dois princípios de detecção:


  • Variação rápida de temperatura: O detector identifica um aumento rápido na temperatura do ambiente. Nos padrões da ILUMAC, caso a temperatura suba 8ºC em um período de 1 minuto, o sistema interpreta isso como um princípio de incêndio e dá o comando para a central acionar o alarme.

  • Temperatura fixa: Caso a temperatura atinja um limite predeterminado, o detector também dispara o alarme. O padrão da ILUMAC para esse tipo de detecção é de 57ºC.

Detector Pontual de Fumaça e de Temperatura da ILUMAC.
Detector Pontual de Fumaça e de Temperatura da ILUMAC.

Os detectores termovelocimétricos são indicados para a maioria dos ambientes onde há risco de incêndio, mas sem grandes variações bruscas de temperatura. Por exemplo: em garagens e marcenarias o acúmulo de poeira e fumaça pode levar a disparos falsos em detectores de fumaça, tornando os detectores de temperatura uma opção mais eficaz.


2 - Detector de temperatura termofixo (ou de temperatura fixa)


Diferente dos detectores termovelocimétricos, os detectores termofixos não detectam a variação de temperatura em relação ao tempo. Ou seja, seu acionamento ocorre apenas quando a temperatura determinada para ele é atingida.


Os detectores de temperatura fixa são recomendados para locais onde variações bruscas de temperatura podem ocorrer de maneira natural, sem que isso represente um incêndio. Por exemplo: em cozinhas industriais, a abertura de fornos quentes pode causar aumentos súbitos na temperatura, acionando um detector termovelocimétrico de forma indevida. Por isso, nesses casos, geralmente, um detector de temperatura fixa classe B (72ºC) é a opção mais indicada.


Os detectores de temperatura possuem classes que podem ser consultadas detalhadamente por meio da norma ABNT NBR ISO 7240.


A ILUMAC trabalha com duas classes de detecção, que determinam os limites de temperatura para acionamento:


Classe A2: Dispara o alarme quando a temperatura atinge 57ºC.

Classe B: Dispara o alarme quando a temperatura atinge 72ºC.



/// Detector Linear de Fumaça


Vimos anteriormente que os detectores pontuais de fumaça trabalham cobrindo uma área de 81 m² e altura de até 8 metro (lembrando que é preciso respeitar algumas características indicadas pela ABNT NBR 17240). Mas o que fazer quando vamos trabalhar com uma área de cobertura muito maior? A solução está nos detectores lineares!


O detector de fumaça linear da ILUMAC (modelo DFLT-C 3703), por exemplo, é ideal para grandes espaços, cobrindo uma área de até 1400m². Pode ser instalado em alturas que variam de 1,5m a 40m.


O funcionamento do detector linear de fumaça é baseado em tecnologia infravermelha. O sistema é composto por um detector e placas refletoras que são instalados em lados opostos do ambiente a ser monitorado. O emissor, localizado no detector, emite um feixe infravermelho que atravessa o espaço e é refletido pela placa no lado oposto, retornando ao receptor, também situado no detector. Confira na imagem abaixo.



Quando há presença de fumaça, as partículas presentes no ar interferem na passagem do feixe infravermelho, reduzindo a intensidade da luz que retorna ao receptor. Essa redução é detectada pelo dispositivo, que aciona o alarme caso a intensidade do feixe caia abaixo de um nível pré-configurado, indicando a presença de fumaça. Como podemos ver na imagem abaixo.




Devido à sua alta eficiência e grande área de cobertura, o Detector de Fumaça Linear da ILUMAC é ideal para:


  • Galpões e barracões;

  • Ambientes de produção e estocagem;

  • Grandes indústrias;

  • Armazéns;

  • Shoppings e centros comerciais;

  • Centros de distribuição e espaços logísticos;

  • Qualquer grande espaço com pé direito elevado.



/// Detector Linear de Temperatura


Para explicar melhor como funciona e qual a aplicação de um detector linear de temperatura precisaremos exercitar um pouco a imaginação.


Imagine que você está responsável por um projeto de instalação de SDAI de uma grande empresa que vai inaugurar uma nova sede. E para que o projeto dessa nova sede fique profissional e completo você precisa colocar nele todos os tipos de equipamentos, dispositivos, iluminação de emergência e centrais que deverão ser adquiridos pela empresa.


Contudo, no projeto você se depara com um teto de painéis solares. E você, preocupado com as recentes notícias de incêndio nesse tipo de equipamento, acabou encontrando um problema: que tipo de dispositivo de detecção de incêndio usar nessa área?


Nesse caso, a melhor solução é um detector linear de temperatura!


Detector Linear de Temperatura DWTC-302 da ILUMAC.
Detector Linear de Temperatura DWTC-302 da ILUMAC.

Além de placas fotovoltaicas, esse tipo de detector pode ser aplicado em gasodutos e oleodutos, barragens, metrôs, armazéns, quadros elétricos, locais com esteiras transportadoras, metalúrgicas e siderúrgicas.


Todas essas áreas são específicas e algumas delas com alto grau de periculosidade. Por isso, necessitam de um dispositivo que garanta a detecção rápida e eficaz do aumento de temperatura.


Outra aplicação do detector linear de temperatura são os locais com passagem de cabos, seja túnel ou bandeja de cabos, sala de controle e sala de comunicação, eletrodutos, transformadores, e até mesmo tanques de óleo e tanques de gás. Locais como esses não permitem ou dificultam a instalação de detectores pontuais, por isso a melhor opção são os detectores lineares de temperatura.


No caso do modelo comercializado pela ILUMAC, o Detector Linear de Temperatura DWTC-302, o funcionamento ocorre da seguinte maneira: o cabo sensor do tipo NTC possui condutores metálicos isolados por um material especial que reagem ao calor, que atua em conjunto com um microcontrolador inteligente.


Quando a temperatura ambiente ao redor do cabo atinge ou ultrapassa os 85ºC, a unidade de controle detecta a mudança na resistência elétrica e interpreta isso como uma condição de alarme de incêndio. Uma vez detectada a condição de alarme, a unidade de controle aciona o sistema de alarme de incêndio.


Sendo assim, o DWTC-302 é composto por três partes principais:


  • Controlador: Unidade central que gerencia e interpreta os dados recebidos pelo sistema.

  • Caixa EOL (Caixa Final de Linha): Componente que finaliza o circuito do sensor, assegurando a integridade do sistema.

  • Cabo de Detecção de Calor: Cabo sensível à temperatura que detecta aumentos de calor ao longo de sua extensão, funcionando como um sensor contínuo de calor. Esses cabos são projetados para identificar aumentos de temperatura de forma precisa, permitindo uma resposta imediata a qualquer sinal de risco. Além disso, deve percorrer todo o trecho do local ou objeto a ser protegido.



/// Detector de Gás GLP


O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é uma mistura de gases derivados do petróleo, composta principalmente por propano e butano. Ele é armazenado em estado líquido sob pressão e se vaporiza quando liberado, tornando-se um combustível. Esse gás é amplamente usado em cozinhas, aquecedores e em indústrias.


O GLP é altamente inflamável e precisa ser armazenado e manuseado com atenção e segurança. Por isso, em locais onde a existe grande presença do GLP é recomendável a aplicação de detectores de gás.


O modelo da ILUMAC, o DGS, possui um microcontrolador que, em conjunto com os sensores de alta sensibilidade, detectam a presença de GLP no ambiente. Se houver qualquer vazamento dentro do limite de 5% a 10%, o detector entrará em alarme.



/// Esteja Sempre Preparado com a ILUMAC


Agora que você sabe a diferença entre cada detector de incêndio, fique atento a correta instalação e manutenção. Siga a norma ABNT NBR 17240, afinal seu entendimento é um ponto chave para um sistema de prevenção contra incêndio padronizado e seguro.

A ILUMAC conta com uma ampla variedade de modelos de detectores.
A ILUMAC conta com uma ampla variedade de modelos de detectores.


A prevenção contra incêndios começa com a escolha adequada dos detectores, garantindo a proteção de vidas e bens.


Acompanhe nossas redes sociais ou cadastre-se no nosso Blog para receber conteúdos sobre SDAI e ficar sempre atualizado sobre as demandas do mercado!


Clique aqui e veja a solução completa em detecção de incêndio que só a ILUMAC oferece!



Tópicos:

Comments


bottom of page