top of page

Lançamento ILUMAC: Conheça o Detector Linear de Temperatura DWTC-302

Imagine a seguinte situação: você está responsável por um projeto de instalação de sistemas de detecção e alarme de incêndio (SDAI) de uma grande empresa que vai inaugurar uma nova sede. E para que o projeto dessa nova sede fique profissional e completo você precisa colocar nele todos os tipos de equipamentos, dispositivos, iluminação de emergência e centrais que deverão ser adquiridos pela empresa.


Contudo, no projeto você se depara com um teto de painéis solares. E você, preocupado com as recentes notícias de incêndio em painéis solares, acabou encontrando um problema: que tipo de dispositivo de detecção de incêndio usar nessa área?


Você é uma pessoa muito informada e acompanha o Blog da ILUMAC, por isso sabe que detectores de fumaça, seja o pontual ou o linear, não poderão ser instalados nesse local, pois eles funcionam com o acúmulo de fumaça, e em uma área aberta a detecção da fumaça pode falhar.


Então, o que fazer? Bom, agora você tem a solução para esse problema!


A ILUMAC, líder no mercado de sistemas de detecção e alarme de incêndio anunciou, durante as gravações da 2ª Edição da Batalha dos Instaladores Pro, o seu mais novo lançamento: o Detector Linear de Temperatura DWTC-302.


foto do detector linear de temperatura modelo dwtc-302 da ilumac
Detector Linear de Temperatura DWTC-302 da ILUMAC.

O novo detector da ILUMAC chega em boa hora, principalmente com as crescentes notícias de incêndio em estabelecimentos com placas solares e em usinas fotovoltaicas. Frente a esse aumento, em 2022, o Corpo de Bombeiros chegou a encaminhar à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) uma carta pedindo a elaboração de normas de segurança que ajudem a diminuir os riscos de incêndios em sistemas solares.



/// Onde Instalar


Além de placas fotovoltaicas, esse tipo de detector pode ser aplicado em gasodutos e oleodutos, barragens, metrôs, armazéns, quadros elétricos, locais com esteiras transportadoras, metalúrgicas e siderúrgicas.


Todas essas áreas são específicas e algumas delas com alto grau de periculosidade. Por isso, necessitam de um dispositivo que garanta a detecção rápida e eficaz do aumento de temperatura.


Outra aplicação do Detector Linear de Temperatura DWTC-302 são os locais com passagem de cabos, seja túnel ou bandeja de cabos, sala de controle e sala de comunicação, eletrodutos, transformadores, e até mesmo tanques de óleo e tanques de gás. Locais como esses não permitem ou dificultam a instalação de detectores pontuais, por isso a melhor opção são os detectores lineares de temperatura.



/// Como Funciona


O cabo sensor do tipo NTC possui condutores metálicos isolados por um material especial que reagem ao calor, que atua em conjunto com um microcontrolador inteligente.


Quando a temperatura ambiente ao redor do cabo atinge ou ultrapassa os 85ºC, a unidade de controle detecta a mudança na resistência elétrica e interpreta isso como uma condição de alarme de incêndio. Uma vez detectada a condição de alarme, a unidade de controle aciona o sistema de alarme de incêndio.



/// Tecnologia e Durabilidade


O cabo do sensor do Detector Linear de Temperatura DWTC-302 é composto por 2 condutores trançados e envolvidos por uma camada de blindagem em alumínio e protegido por isolação que garante durabilidade contra chamas.


Com isso, se o sensor não estiver danificado, não há necessidade de sua substituição.



/// Estrutura do Detector Linear de Temperatura


O Detector Linear de Temperatura DWTC-302 é composto por três partes principais:


  1. Controlador: Unidade central que gerencia e interpreta os dados recebidos pelo sistema.

  2. Caixa EOL (Caixa Final de Linha): Componente que finaliza o circuito do sensor, assegurando a integridade do sistema.

  3. Cabo de Detecção de Calor: Cabo sensível à temperatura que detecta aumentos de calor ao longo de sua extensão, funcionando como um sensor contínuo de calor. Esses cabos são projetados para identificar aumentos de temperatura de forma precisa, permitindo uma resposta imediata a qualquer sinal de risco. Além disso, deve percorrer todo o trecho do local ou objeto a ser protegido.


esquema com as dimensões do controlador, da caixa EOL do detector linear de temperatura dwtc-302
Dimensões do controlador da caixa EOL do Detector.

/// Batalha de Lançamentos!


Além do Detector Linear de Temperatura DWTC-302, a Batalha dos Instaladores trouxe outro grande lançamento: o Cinto de Ferramentas da ILUMAC. Esse é um acessório totalmente pensado para o instalador de SDAI, com o propósito de trazer mais praticidade ao trabalho dos profissionais de prevenção contra incêndio.


Em breve traremos aqui no Blog mais detalhes desse lançamento. Por isso, continue acompanhando nossos canais para não perder nada!



/// Solução Completa em SDAI


Com o lançamento do novo detector linear, a ILUMAC reafirma o seu compromisso com a inovação e na entrega de soluções completas para o mercado de sistemas de detecção e alarme de incêndio.




Tópicos:

19 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page